domingo, 1 de fevereiro de 2015

Sabesp x Petrobrás: Os partidos políticos estão liquidando a liquidez brasileira.

O líquido é um estado da matéria, nem tão forte quanto o sólido, nem tão fraco quanto os gases.

O líquido para o sociólogo Zygmunt Bauman é uma categoria de pensamento muito fértil. Dela ele tirou interessantes conceitos como a 'modernidade líquida', 'a sociedade líquida' e o 'amor líquido'.

Já a liquidez financeira pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar um bem. Pois bem.

Eu acrescentaria que essa liquidez se refere ao curto prazo. Sim, esse curto prazo mesmo que nós humanos tanto gostamos (podem ver no "O valor do amanhã" do Eduardo Giannetti). E que tanto guiam nossos políticos e partidos. Para exemplificar, ganhar uma eleição é um objetivo de curto prazo, e trabalhar para não ser surpreendido por graves problemas é um objetivo de longo prazo.

Mas o que nos incomoda no momento é que nossos partidos políticos, seja o PT, o PSDB, ou o restante que os apoia, ESTÃO LIQUIDANDO NOSSA LIQUIDEZ, nossos recursos líquidos de curto, médio e longo prazo, a água em São Paulo, o "caixa" da Petrobrás, nossa imagem internacional, nossa confiança nacional, dentre tantas outras coisas.

O que me incomoda, além de tudo, é querer fazer crer - e parece que cada vez menos gente acredita nisso - que a culpa é APENAS de um partido ou de outro, de um político ou de outro, e não de um poder público e privado - mídia, empresas etc., que não cumpre seus deveres com a responsabilidade moral e social que deveria. Claro que a responsabilidade é dos partidos e dos políticos que secaram ou deixaram secar a Petrobrás e a Sabesp. Mas há mais.

Nenhum dos partidos - PT com a Petrobrás e PSDB com a Sabesp - tem a desculpa de que se trata de um problema complexo que ele não teve tempo para resolver, pois 12 anos na esfera federal e 20 anos na esfera estadual é uma vida!

Outra coisa interessante é que cada partido falhou justamente naquilo que sempre propôs como sendo sua "identidade": O PT a moralidade e o combate a corrupção, o PSDB a competência e a superioridade da "solução de mercado".

O problema do momento, embora existam outros, também caiu no mesmo tema: a interface entre a atividade pública e a privada, com uma empresa pública no caso da Petrobrás e com uma empresa privada concessionário de serviço público no caso da Sabesp. Ambas incompetentes em colocar o interesse público acima dos interesses individuais de alguns e do curto prazo.

E as crises estão aí. Mas mais do que crises, temos problemas, doenças públicas crônicas, que há muito nos acompanham, e que se não as tratarmos, nos levarão a um lugar que não queremos estar... Como aliás, já estamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário