quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Teste rápido para saber quem perdeu um debate político!

Não sou chegado em respostas rápidas, mas como ainda estou longe do conhecimento necessário para uma conclusão mais definitiva sobre as questões levantadas por discussões político-partidárias-ideológicas, pensei numa forma rápida de decidir qual é o "melhor lado" num debate inflamado.

Assim, por ora e na falta de algo melhor, segue um método rápido:

1) Escolha uma discussão e a analise: podem ser comentários na internet ou um debate entre candidatos numa eleição. Isso vale para debates polarizados em geral, como a redução da maioridade penal, o aborto etc.

2) Contabilize a quantidade de manifestações de cada lado. Identifique o partido A e o partido B e/ou as respectivas manifestações ideológicas.

3) Contabilize o número total empregado em insultos pessoais, lugares-comuns embrulhados em frases de efeito, e o recurso a conversation stoppers (com um emprego absoluto e definitivo  de expressões genéricas como A Verdade, A moral, A Segurança Jurídica, A Dignidade da Pessoa, etc.).

4) Divida o total encontrado no item 3 pelo total de manifestações do item 2.

Quanto maior o emprego de ofensas e a tentativa de encerrar o diálogo com afirmações definitivas, menos conteúdo tem o(s) debatedor(es), o que, na falta de saber-se qual ideia ou lado é o melhor, revela pelo menos a qualidade de seus defensores, o que, ao final, é um limite concreto ao sucesso de qualquer ideia, por melhor que seja.

Claro que há muito mais, como buscar o espaço comum entre os buracos-negros dos extremos polarizados que nos impedem de construir algo diferente do embate, mas isso é conversa para outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário